quinta-feira, 23 de maio de 2013

Liberte meu Coração

por Maria Clara  

Quem está familiarizado com a série "O Diário da Princesa", de Meg Cabot, deve lembrar que, no último volume da série, a princesa Mia Thermopolis escreve um romance como parte dos trabalhos que precisa entregar para se formar no Ensino Médio. O livro existe de verdade, e se chama "Liberte meu Coração".

O romance não tem nada a ver com os dramas adolescentes enfrentados por Mia. "Liberte meu Coração" conta a história de Finnula Crais, uma jovem inglesa que choca o condado onde vive com seus modo pouco femininos (Finnula usa calças e é caçadora, sendo considerada a melhor arqueira do local, entre outros hábitos inapropriados para uma donzela). Um dia, tentando fazer um favor para uma de suas irmãs, ela sequestra um cavaleiro que retornava das Cruzadas - sem saber que ele é, na verdade, o Conde de Stephensgate, soberano da cidade.

À primeira vista, a história pode parecer um romance meloso ou "comum" demais. Afinal, o próprio título já deixa óbvio que um interesse amoroso surgirá entre os protagonistas. No entanto, o enredo é conduzido de forma envolvente e sem clichês, principalmente por causa dos personagens.

Hugo (o conde) é bonito, forte e justo, como se espera do heroi de um romance de cavalaria. Finnula, porém, não cai no risco de ser a moça independente que se torna submissa e delicada ao conhecer o amor. A garota, mesmo reconhecendo que precisa se parecer um pouco com o que a época exigia de uma mulher, se recusa a abandonar seus hábitos "exóticos" ou a aceitar prontamente as ordens de qualquer homem.

Para quem gosta de histórias românticas não-açucaradas, "Liberte meu Coração" é uma boa escolha. Interesante, envolvente e imprevisível (na medida do possível), o livro deve agradar, inclusive, quem não é fã de "O Diário da Princesa".

"Liberte meu Coração" foi publicado pela editora Galera Record. Para adicioná-lo à sua estante no skoob, clique aqui.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estilhaça-me

por Maria Clara 

Juliette Ferrars tem 17 anos, e passou os últimos três trancada em uma cela que, teoricamente, devia ser um hospital psiquiátrico. Ela passa os dias sozinha, até que algo assustador acontece: um garoto chega para lhe fazer companhia. Essa novidade seria ótima, não fosse o fato de que Juliette não pode tocar ninguém sem matar ou ferir seriamente a pessoa.

Criada pela norteamericana Tahereh Mafi, Juliette é a protagonista de "Estilhaça-me", primeiro romance da autora (e início de uma trilogia). A necessidade de se controlar para não tocar o companheiro de prisão não é o único problema da adolescente. Rapidamente, Juliette descobre que sairá do hospício apenas para se tornar uma arma nas mãos do Restabelecimento - grupo que detém o poder político e oprime a população, principalmente depois que os recursos naturais entraram em colapso e se tornou necessário racionar comida e eletricidade.

Desesperada, a garota precisará encontrar um jeito de ser aceita na sociedade e impedir o Restabelecimento de controlá-la (mesmo que nenhuma pessoa goste dela - graças a seu "dom" -, Juliette não tem vontade de se vingar de todos aqueles que a abandonaram no hospício). Para isso, terá a ajuda de Adam, o rapaz que foi colocado em sua cela e que, estranhamente, é imune à dor que a pele da protagonista pode causar.

"Estilhaça-me" é um livro envolvente, e seus capítulos curtos dão rapidez à trama. Narrado por Juliette, dá a impressão de estarmos dentro da própria cabeça da garota - frases corridas, sem vírgulas, como se os pensamentos viessem aos turbilhões e não houvesse tempo para se acalmar antes de decidir o que fazer. Além disso, é comum ver frases riscadas, como se a garota se recusasse a aceitar algo que tenha acabado de perceber. É uma forma de escrita que, à primeira vista, pode causar estranhamento, mas à medida que o leitor entra na história, percebe que isso ajuda a entender o drama da protagonista - abandonada, intocável (mesmo seus pais não podiam se aproximar), assustada, com um grande sentimento de culpa e desesperada para não ser transformada em assassina ou torturadora. 

Tahereh Mafi conseguiu criar um enredo interessante e que dá vontade de acompanhar os próximos acontecimentos da história. 




"Estilhaça-me" foi publicado pela editora Novo Conceito. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A Guerra dos Tronos

por Maria Clara 

Uma das séries televisivas que mais tem chamado a atenção é "Game of Thrones", transmitida pelo canal a cabo HBO. Já na terceira temporada, a série é uma adaptação das Crônicas de Gelo e Fogo, livros escritos pelo norte-americano George R. R. Martin. A saga se inicia com o livro "A Guerra dos Tronos", e narra as lutas (físicas e políticas) pelo poder nos sete reinos de Westeros.

Explicando melhor: depois da morte do rei Robert Baratheon, começa uma movimentação na corte para determinar o futuro da nação. O herdeiro do rei é jovem e existem dúvidas sobre seu direito ao trono; os irmãos de Robert querem reivindicar a coroa; o herdeiro do rei anterior procura um exército para reaver o posto que antes era de seu pai, assassinado a mando de Baratheon. Enquanto isso, todos os nobres que não possuem motivos para subir ao trono se movem pelos bastidores, armando complôs e tentando encontrar uma posição em que sejam beneficiados pelo próximo soberano do local, seja ele quem for.

No meio disso tudo, está Eddard Stark. Ned, como é chamado, é o lorde de Winterfell e se tornou Mão do Rei (um cargo muito importante, é o principal conselheiro do governante) recentemente. Ao ir para a corte levando suas duas filhas, Sansa e Arya Stark, ele descobre segredos que podem piorar a instabilidade de Westeros. Ned é, de certo modo, o protagonista de "A Guerra dos Tronos", mas existem outras histórias que se cruzam com a sua. A trajetória dos Targaryen e dos Lannister, outras famílias nobres, também recebem atenção, embora os Stark concentrem várias ações importantes no livro.

O cruzamento dos enredos é uma das maiores qualidades da obra. Mesmo com a narração em terceira pessoa, Martin mescla diferentes pontos de vista durante todo o livro, o que contribui para que a história, que é bastante extensa, não se torne nem um pouco cansativa. Tudo acontece num ritmo agradável, e há momentos em que é difícil se separar do livro. Reunindo uma história criativa, escrita envolvente e a possibilidade de assistir as cenas na televisão, "A Guerra dos Tronos" é uma leitura imperdível.

"A Guerra dos Tronos" foi publicado pela editora Leya. Para adicioná-lo à sua estante no skoob, clique aqui.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Perdida

por Maria Clara 

Escrita pela brasileira Carina Rissi, "Perdida" é uma história romântica envolvendo viagens no tempo. A protagonista do livro é Sofia, uma jovem bastante trabalhadora e viciada em novas tecnologias que não acredita no amor. Um dia, depois de comprar um celular estranho, ela é envolvida por uma luz e vai parar no século XIX. É nessa nova época que ela conhece Ian Clarke e procura uma forma de voltar para casa.

O enredo segue uma fórmula já utilizada em outras histórias: Sofia encontra dificuldades em se adaptar aos costumes antigos, sofre com saudades do século XXI e se apaixona por um rapaz que tem todas as qualidades de um príncipe encantado. Apesar de tudo acontecer no Brasil - uma boa mudança de ares, já que a maior parte dos livros que fazem sucesso atualmente são estrangeiros -, o par romântico de Sofia tem sobrenome inglês, e referências a Jane Austen aparecem com frequência. A própria história, de modo geral, lembra a minissérie britânica "Lost in Austen".

O livro é leve, simples, com uma história previsível. Apesar de mencionar "Orgulho e Preconceito" constantemente, a protagonista não tem a independência de Elizabeth Bennet. Sofia resgata a ideia das mocinhas que são capazes de abandonar vida, amigos e emprego para acompanhar o amor de suas vidas. Não há grandes sobressaltos na no enredo, e o final não é lá muito inovador. Uma pena, para quem procura histórias atuais escritas por brasileiros.

"Perdida" foi publicado pela editora Baraúna. Para adicioná-lo à sua estante no skoob, clique aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...