sábado, 26 de janeiro de 2013

A Culpa é das Estrelas

por Maria Clara

Hazel Lancaster é uma adolescente de 16 anos que já teve câncer na tireoide e, agora, tem tumores nos pulmões. Mesmo sabendo que não tem muitas chances de uma vida longa, ela se recusa a aceitar a pena que os outros sentem, e encara cada acontecimento de sua vida como uma "consequência de se estar morrrendo".

Durante uma reunião com um grupo de outros adolescentes que também têm câncer, Hazel conhece Augustus Waters - um "sobrevivente". Apesar de já estar curado, o rapaz perdeu uma parte da perna por causa da doença. Convivendo com Augustus (e com o amigo dele, Isaac), a garota passa a fazer mais coisas típicas de sua idade, como sair para passear e fazer amigos.

Apesar de tratar de um tema delicado, já que a ideia da morte permeia toda a história, o romance de John Green não possui um tom de tristeza, nem de reflexões sobre a fragilidade da vida. O autor simplesmente conta a história de Hazel, como Augustus interferiu em sua vida e seu sonho de conhecer seu escritor preferido.

É lógico que, mesmo sem ser apelativo, o livro tem momentos tristes. Quando a saúde de algum personagem piora, ou quando é impossível deixar de pensar que o tempo de vida de Hazel está sempre no fim (o que mantém a garota viva é um medicamento que ainda está sendo testado), a história se torna mais comovente. Mesmo assim, é uma obra de bastante qualidade e que certamente toca os leitores.

"A Culpa é das Estrelas" foi publicado pela editora Intrínseca. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...