domingo, 12 de outubro de 2014

Coraline

por Maria Clara


Coraline é uma criança extrovertida e curiosa, mas solitária. Seus pais estão sempre ocupados com o trabalho, de modo que ela precisa se divertir sozinha - geralmente, explorando o ambiente em que vive. A menina é a protagonista da história criada por Neil Gaiman e lançada em 2002.

No livro, Coraline acabou de se mudar com os pais para um apartamento cercado por vizinhos excêntricos: duas atrizes idosas que vivem com seus cachorros e sonham com a fama, e um treinador de ratos que sempre traz recados de seus animais.  Assim como seus pais, porém, os vizinhos não demonstram muito interesse na garota (chegam a trocar seu nome constantemente, chamando-a de "Caroline").

Em busca de algo interessante para fazer, a protagonista decide explorar o apartamento e descobre uma passagem para outro mundo: uma cópia de sua vida real, mas onde todos lhe dão atenção - e, estranhamente, todos tem botões costurados no lugar dos olhos. Com uma segunda-mãe que quer manter a menina nesse novo mundo, Coraline precisa escolher onde quer viver e o que fazer em relação a sua família.

O livro foi adaptado para o cinema em 2008, com direção de Henry Selick.


Premiado no exterior e comparado a "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, e "As Crônicas de Nárnia", de C.S. Lewis, "Coraline" é uma história de fantasia e terror que agrada tanto crianças (não chega a criar pesadelos) quanto adultos. De leitura rápida, o livro prende o interesse do leitor e desperta o desejo em conhecer mais obras do autor - o livro mais recente de Gaiman, "O Oceano no Fim do Caminho", foi publicado no Brasil em 2013. 

"Coraline" foi publicado pela editora Rocco. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Se eu Ficar

por Maria Clara


Mia é uma violoncelista talentosa de 17 anos. Única musicista clássica numa família de amantes do punk, ela namora Adam, vocalista de uma banda de rock de Portland, e tenta encontrar seu lugar no gosto musical que a cerca. Um dia, enquanto ia para a casa de amigos da família, ela sofre um acidente e entra em coma.

É a partir do acidente que o livro "Se eu ficar", de Gayle Forman, entra de verdade no enredo. Enquanto está internada, Mia sai do próprio corpo e acompanha o que acontece com as pessoas que conhece. Amigos e parentes se reúnem no hospital, torcendo pela vida da adolescente, enquanto a equipe médica faz todos os procedimentos possíveis para salvá-la.

Invisível, a garota alterna a narração do que acontece no hospital com lembranças de antes do acidente, em especial seu relacionamento com Adam, que não mede esforços para vê-la e tentar convencê-la a continuar viva. Mia percebe, rapidamente, que a decisão de viver ou morrer depende apenas dela, e tem algumas horas para escolher.

O livro tem tom melancólico, mas não chega a ser excessivamente triste nem leva às lágrimas. O leitor acompanha a protagonista enquanto ela repensa sua vida e tenta decidir qual a melhor opção, ficar com seus amigos ou desistir de lutar pela sobrevivência. A história continua em "Para onde ela foi", narrado por Adam três anos depois do acidente de Mia.

"Se eu ficar" ganhou uma adaptação para o cinema em setembro, com a atriz Chloë Grace Moretz (de "Carrie" e "Kick Ass") na pele da protagonista Mia, e Jamie Blackley ("Branca de Neve e o Caçador") como Adam.




"Se eu Ficar" foi publicado pela editora Novo Conceito. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...