quinta-feira, 27 de outubro de 2016

resenha | O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares

por Maria Clara

Jacob Portland é um garoto de 16 anos. Inteligente, tímido e de família rica, ele vai à escola, conversa com o único amigo e trabalha em uma das filiais da rede de farmácias que, um dia, irá herdar. Essa rotina, que ele considera comum e entediante, muda quando seu avô morre.

Para os pais de Jacob, seu avô era um homem maluco: era obcecado por armas, vivia sozinho e contava histórias sobre crianças que podiam voar ou abrigar abelhas no estômago, entre outras habilidades. Com sua morte, o garoto viaja ao País de Gales, para visitar o local onde seu avô dizia ter vivido aventuras com estas crianças. Ali, Jacob conhece os peculiares do título.

Imaginados pelo escritor Ransom Riggs a partir de uma coleção de fotografias antigas, os peculiares são pessoas com habilidades ou características especiais (inevitável pensar em uma comparação com os X-Men). Eles vivem em fendas temporais que impedem seu envelhecimento - tornando possível que uma garotinha aparente ter menos de oito anos, mas já esteja viva há mais de oitenta. Cada fenda é guardada por uma ymbrine, mulher peculiar capaz de se transformar em ave e controlar o tempo.

Durante a viagem, Jacob acaba entrando na fenda da srta. Peregrine, onde o dia 03 de setembro de 1940 é sempre reiniciado. Ali, ele conhece outros peculiares: Emma é capaz de produzir fogo com as mãos; Millard é invisível; Horace tem sonhos que revelam o futuro; Olive, extremamente leve, não se mantém no chão se não usar sapatos de ferro. Estes são apenas alguns dos habitantes do orfanato onde a ymbrine Peregrine protege as crianças dos perigos externos.

A chegada de Jacob marca uma quebra na segurança do orfanato. Seguindo os passos do avô, o garoto precisará ajudar as crianças a lutar contra os etéreos - antigos peculiares que sofreram mutações durante uma experiência científica mal-sucedida - que, ao que tudo indica, desejam comer os moradores do orfanato.

O livro acompanha Jacob enquanto ele tenta entender este novo mundo ao qual pertence, ao mesmo tempo que descobre mais sobre a vida do avô e inicia um romance com Emma. Como a narrativa parte das fotos para construir uma história que consiga englobar todas as imagens, há trechos que parecem não ter muita importância, como se estivessem ali somente por obrigação. Ainda assim, o livro de Riggs (que é marido da também escritora Tahereh Mafi) tem uma história agradável e desperta curiosidade para os próximos volumes da trilogia - bem como para a adaptação cinematográfica, dirigida por Tim Burton.




"O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares" foi publicado pela editora Leya. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...