terça-feira, 12 de novembro de 2013

"Em Chamas" traz Katniss de volta ao cinema

por Maria Clara

Em 2012, a trilogia que começou com "Jogos Vorazes" ganhou fama ao mostrar a vida de Katniss Everdeen e sua participação na competição que dá nome ao livro. A história de Suzanne Collins foi transformada em um filme estrelado pela vencedora do Oscar Jennifer Lawrence e pelos atores Josh Hutcherson e Liam Hemsworth. Agora, a adaptação do segundo volume da série chega às telas: "Em Chamas", que estreia no Brasil no dia 15 de novembro.

Nessa segunda parte, vemos a vida de Katniss (Lawrence) e Peeta (Hutcherson) ao voltarem para suas casas, no Distrito 12 de Panem: como vitoriosos dos Jogos Mortais, eles agora têm direito a um pouco mais de conforto, dinheiro e comida. O restante do distrito, porém, continua na situação de pobreza de antes, com um agravante: as pessoas começaram a demonstrar sua insatisfação com o governo autoritário da Capital e do presidente Snow. A população passou a ser reprimida com violência, e todos parecem se inspirar na coragem de Katniss para tentar mudar o sistema.

Para piorar a situação, é o ano dos Jogos Quaternários: uma edição especial do reality show de violência usado pelo governo para oprimir o povo de Panem. Como forma de punir Katniss e mostrar aos cidadãos que eles não têm chance contra a Capital, a organização dos jogos dá um jeito de levar a protagonista de volta à arena, competindo novamente com Peeta e outros campeões de torneios passados.

Nesse ponto, o livro volta a seguir a fórmula que iniciou a trilogia: 24 pessoas (só alguns são adolescentes, já que todos já passaram pela arena antes), duas de cada distrito, com experiência em matar outros seres humanos e lutando para sobreviver. A diferença é que, agora, Haymitch (o mentor de Katniss e Peeta) formou alianças com outros participantes para facilitar a vida do casal. Além disso, ele pede que a heroína se lembre "de quem é o verdadeiro inimigo". Vários dos outros distritos também estão se rebelando contra Snow, e é hora de tentar derrotar o sistema dentro de seu próprio jogo.



"Em Chamas" foi publicado pela editora Rocco. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Emma Approved - Jane Austen de volta ao Youtube

por Maria Clara

Já falamos aqui sobre The Lizzie Bennet Diaries, modernização de "Orgulho e Preconceito" produzida por Hank Green e Bernie Su e veiculada no Youtube. Ao final da websérie, os dois decidiram trazer a empresa de William Darcy para a vida real, criando a produtora Pemberley Digital.

Quem acompanhou The LBD soube que a websérie foi seguida de Welcome to Sanditon (em que a irmã de William, Gigi Darcy, realizava testes de uma ferramenta de comunicação da Pemberley Digital). Ao mesmo tempo, como pano de fundo, era possível acompanhar o enredo de "Sanditon", romance inacabado de Jane Austen. Agora, mais uma história da escritora inglesa chega ao Youtube (e outras plataformas digitais): "Emma", que foi modernizada em Emma Approved.




A nova produção de Green e Su segue a principal característica de suas antecessoras: antes mesmo da estreia, já era possível interagir com os personagens em diferentes redes sociais e visitar o site da protagonista. A página de Emma Woodhouse dá dicas de vida, estilo e relacionamentos - tudo para melhorar a sua vida!



A Emma da websérie é bastante parecida com a do livro: se coloca como aquela que resolve a vida de todos, acreditando que isso mostra o quanto é bondosa e altruísta. Na adaptação, porém, sua disposição para unir casais e resolver os problemas alheios também é seu emprego, na empresa que abriu com a ajuda do pai e que comanda com o sócio Alex Knightley.

Outra diferença: enquanto o livro de Austen começa no fim do casamento dos Weston, a websérie criou pequenas complicações para essa união. Há quem acredite que essa mudança é ruim e se afasta do enredo original, mas na verdade é uma oportunidade de conhecer a personalidade da protagonista antes que a verdadeira história comece: a reviravolta que Emma pretende fazer na vida de sua amiga (agora, assistente) Harriet Smith. Por volta do nono episódio, porém, já vemos a moça tentando melhorar a vida de Harriet.

Os episódios de Emma Approved saem às segundas e quintas-feiras. Alguns personagens ainda não apareceram, mas já têm perfis virtuais. Para acompanhar a história em alguns deles, basta seguir os links clicando nas imagens:



Site da série
Twitter de Emma Woodhouse
Twitter de Harriet Smith

Para quem não entende inglês, já existem episódios legendados no Youtube, basta clicar aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...