terça-feira, 29 de abril de 2014

Quer estudar em Hogwarts?

por Maria Clara


http://www.hogwartsishere.com/

Que fã de Harry Potter nunca teve vontade de estudar na Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts? Muitas crianças (adolescentes e adultos também!) leram o primeiro livro da série imaginando como seria receber a coruja que traria a carta, direto da direção da escola, informando sobre a matrícula e a lista de materiais para o primeiro ano letivo. Um sonho impossível, certo? Não!

Um grupo de fãs da série se uniu para criar uma experiência de ensino virtual para os leitores: o Hogwarts is Here. O site oferece aulas virtuais como se fosse a própria escola dos livros de J. K. Rowling, com direito a livros e divisão por casas (é possível interagir com os colegas nas salas comunais e ganhar pontos para ajudar sua casa a competir com as outras). Antes de se matricular nos cursos, é possível gerar sua carta de aceitação. Depois de iniciar as aulas, os alunos podem participar dos clubes - sobre quadribol, por exemplo - e ler o jornal estudantil The Daily Owl.

Os professores do Hogwarts is Here são fãs que se voluntariaram a lecionar. Os cursos são "reais" - têm conteúdos a serem estudados e tarefas de casa, e duram cerca de nove semanas. Os organizadores garantem, porém, que as aulas não consomem muito tempo do internauta que precisa se preocupar com responsabilidades do mundo offline, como trabalho e escola.

Assim como nos livros, só é possível passar para o próximo ano depois de ser aprovado nas disciplinas do anterior. Ao contrário do ano letivo da instituição de ensino original, porém, as matrículas não precisam ser feitas exclusivamente em setembro: novos alunos podem se registrar a qualquer momento.

Ficou animado para o ensino à distância em Hogwarts? Vale lembrar que o site não é reconhecido por J. K. Rowling nem tem ligação com o Pottermore, mas é uma boa iniciativa dos leitores que querem se manter em contato com o universo mágico da série Harry Potter. Para começar seus estudos no Hogwarts is Here, clique aqui.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O Segredo de Ella e Micha

por Maria Clara


Ella e seu vizinho Micha cresceram juntos, dividindo todas as memórias de infância, e foram melhores amigos até uma noite em que a garota fugiu para outra cidade e cortou relações com o rapaz. Com a chegada das férias da faculdade, porém, Ella precisa voltar para casa, e retomar o contato com seu passado.

"O Segredo de Ella e Micha", de Jessica Sorensen, mostra o reencontro dos dois jovens sob o ponto de vista de ambos. Os protagonistas buscam um destino para sua antiga amizade, já que, embora claramente apaixonados, eles não consigam ficar juntos - graças à dificuldade de Ella de permitir que as pessoas se aproximem dela e a conheçam de verdade.

O enredo criado por Sorensen não se baseia na dificuldade de se conectar às outras pessoas como algo vazio. Ao longo do livro, ela mostra o passado de Ella e explica porque a moça fugiu e se esforçou para mudar completamente sua personalidade. Problemas familiares e a certeza de que o ambiente certo a transformaria no tipo de pessoa que ela queria ser são o combustível para a resistência da garota em se reaproximar de sua antiga vida e das pessoas que conhecia. Os protagonistas são bastante reais: reúnem fragilidade perante o mundo, mas também são fortes o suficiente para seguir com suas vidas e tentar enfrentar as limitações que eles mesmos se  impõem.

A história é narrada ora por Ella, ora por Micha, permitindo que o leitor saiba o que cada protagonista pensa sobre esse reencontro. Como o rapaz canta e toca guitarra, a música está presente na trama, que faz referência a canções como "Behind Blue Eyes", da banda The Who. À medida que os dois se reaproximam, cenas mais sensuais também passam a fazer parte do enredo.

O livro é o primeiro de uma série sobre o casal. A continuação, "The Forever of Ella and Micha", ainda não foi lançada no Brasil.

"O Segredo de Ella e Micha" foi publicado pela Geração Editorial. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Lançamentos - Editora Novo Conceito - parte 1

Por Samira

Este mês recebemos alguns lançamentos da Editora Novo Conceito. Todos parecem tão interessantes, que não sabemos por onde começar. Enquanto isso, compartilhamos com vocês as sinopses oficiais de cada um, com direito a trechos disponibilizados pela editora.
Ao longo dos dias postaremos outras obras, inclusive pré-lançamentos que prometem fazer sucesso.

Fênix: A Ilha
John Dixon
Sinopse: Sem telefone. Sem sms. Sem e-mail. Sem TV. Sem internet. Sem saída. Bem-vindo a Fênix: A Ilha. Na teoria, ela é um campo de treinamento para adolescentes problemáticos. Porém, os segredos da ilha e sua floresta são tão vastos quanto mortais. Carl Freeman sempre defendeu os excluídos e sempre enfrentou, com boa vontade, os valentões. Mas o que acontece quando você é o excluído e o poder está com aqueles que são perversos?
Clique aqui e baixe um trecho do livro, disponibilizado pela editora.







Quando Tudo Volta
John Corey Whaley
Sinopse: Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador. O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas. Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.
Clique aqui e baixe um trecho do livro, disponibilizado pela editora.


Diga aos lobos que estou em casa
Carol Rifka Brunt
Sinopse: 1987. Só existe uma pessoa no mundo inteiro que compreende June Elbus, de 14 anos. Essa pessoa é o seu tio, o renomado pintor Finn Weiss. Tímida na escola, vivendo uma relação distante com a irmã mais velha, June só se sente “ela mesma” na companhia de Finn; ele é seu padrinho, seu confidente e seu melhor amigo. Quando o tio morre precocemente de uma doença sobre a qual a mãe de June prefere não falar, o mundo da garota desaba. Porém, a morte de Finn traz uma surpresa para a vida de June – alguém que a ajudará a curar a sua dor e a reavaliar o que ela pensa saber sobre Finn, sobre sua família e sobre si mesma. No funeral, June observa um homem desconhecido que não tem coragem de se juntar aos familiares de Finn. Dias depois, ela recebe um pacote pelo correio. Dentro dele há um lindo bule que pertenceu a seu tio e um bilhete de Toby, o homem que apareceu no funeral, pedindo uma oportunidade para encontrá-la. À medida que os dois se aproximam, June descobre que não é a única que tem saudades de Finn. Se ela conseguir confiar realmente no inesperado novo amigo, ele poderá se tornar a pessoa mais importante do mundo para June. "Diga Aos Lobos Que Estou Em Casa" é uma história sensível que fala de amadurecimento, perda do amor e reencontro, um retrato inesquecível sobre a maneira como a compaixão pode nos reconstruir.
Clique aqui e baixe um trecho do livro, disponibilizado pela editora.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Insurgente

por Maria Clara

Em "Insurgente", Veronica Roth dá seguimento à trilogia distópica iniciada em "Divergente". No segundo volume da série, a cidade de Chicago mergulha completamente na situação de guerra entre facções que se iniciou no primeiro livro. A tensão criada pela Erudição teve fortes consequências para a Abnegação e a Audácia, gerando caos e violência, e obrigando a protagonista Tris Prior a fazer mais escolhas perigosas.

Nesse livro, os soros para simulações (usados, por exemplo, no teste de aptidão e na iniciação da Audácia) passam a ser mais utilizados, para reforçar o controle sobre a população. A caça aos divergentes se intensifica, ao mesmo tempo que a vida política da cidade muda: a Erudição consegue se estabelecer no poder - até agora, ocupado pela Abnegação - e a Audácia enfrenta uma cisão interna, de acordo com a lealdade de cada membro. Essa situação leva a várias mortes, envolvendo algumas pessoas importantes para Tris.

O altruísmo da protagonista é evidente, mais que sua coragem ou seu pensamento racional (cabe lembrar que Tris é apta para a Abnegação, Audácia e Erudição). Isso faz com que a garota se ofereça em sacrifício por todas as outras pessoas sempre que tem oportunidade, preocupando seu namorado Quatro - agora, o leitor já sabe que seu nome é Tobias.

O relacionamento do casal se torna mais sério, mas não ocupa o lugar principal da vida de Tris. Mesmo completamente apaixonada por Tobias, ela sempre coloca seu dever para com a cidade (ou o que ela encara como sua obrigação) acima do namoro. A relação da protagonista com seu irmão Caleb, que escolheu a Erudição na Cerimônia da Escolha, também é abalada, assim como a amizade entre Tris e outros membros recentes da Audácia.

Repleto de mortes e traições, "Insurgente" mostra Tris fazendo escolhas delicadas em busca do que é correto para a sociedade. A narrativa de Veronica Roth continua rápida, e a ação do livro segue sem interrupções, já que os personagens principais estão em constante tensão pelo que pode acontecer com suas vidas a qualquer minuto. A facção da Amizade ganha mais participação na história, assim como os Sem-Facção, preparando o enredo do próximo livro. Questionamentos sobre o que aconteceu com o resto dos Estados Unidos e por que Chicago não tem contato com outras cidades seguem sem resposta, e apenas no último capítulo o leitor - e os cidadãos da cidade - começa a receber indícios de que essas dúvidas serão esclarecidas no próximo volume da trilogia.

"Insurgente" foi publicado pela editora Rocco. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

S.E.G.R.E.D.O Compartilhado

por Maria Clara

O segundo livro de L. Marie Adeline, pseudônimo da produtora de TV Lisa Gabriele, segue a história de Cassie Robichaud, protagonista apresentada em "S.E.G.R.E.D.O". Nesse segundo volume, ela precisa superar o rápido envolvimento com seu chefe, Will, já que ele reatou com a ex-namorada e está prestes a se tornar pai. A desilusão amorosa a leva a realmente fazer parte do grupo Segredo, e a se tornar guia de Dauphine, segunda protagonista da história.

Com "S.E.G.R.E.D.O Compartilhado", o enredo se divide: ainda que existam momentos de Cassie e Dauphine juntas, a história de cada uma se desenvolve separada da outra, a não ser pelas cenas na sede do Segredo. O erotismo continua a ser usado como forma de ajudar as mulheres a encontrar sua própria força e assumir o controle de suas escolhas e de sua vida sexual. 

Dauphine passa por um processo parecido com o de Cassie. Por meio dos dez passos do grupo (Rendição, Coragem, Fé, Generosidade, Destemor, Confiança, Curiosidade, Bravura, Exuberância e Escolha), a moça precisará aprender a se amar, independente de seu peso, e se livrar de sua insegurança. Abandonada pelo namorado, ela não consegue se aproximar de outros homens, já que teve sua auto-estima abalada.

Cassie não tem que passar novamente pelos dez passos, mas agora encontra um novo desafio: esquecer Will, continuar a trabalhar para ele e encontrar um novo amor (de preferência, com um dos homens que conheceu quando foi apresentada ao Segredo). Como guia de Dauphine, ela também vive a experiência de ajudar outra mulher, o que aumenta seu crescimento pessoal.

Como a narrativa é dividida entre as duas protagonistas, o livro é um pouco "quebrado", em relação ao primeiro volume da série. Como agora os leitores acompanham duas jornadas distintas, é fácil sentir que um ou outro capítulo acabou antes da hora, apenas para dar espaço à outra personagem principal. Mesmo assim, a autora consegue manter o objetivo da história: mostrar mulheres que definem seus desejos, ao invés de apenas se submeterem às vontades alheias.

"SE.G.R.E.D.O Compartilhado" foi publicado pela editora Globo Livros. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Vem aí a II Bienal Brasil do Livro e da Leitura

por Maria Clara


Quem mora no Distrito Federal e gosta de ler já sabe: A II Bienal Brasil do Livro e da Leitura começa nessa sexta-feira, e vai até o dia 21 de abril. O evento será realizado na Esplanada dos Ministérios e vai tratar principalmente da Ditadura Militar, além de homenagear o escritor uruguaio Eduardo Galeano e o brasileiro Ariano Suassuna.

A Bienal tem início na noite da sexta-feira, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica e a homenagem a Galeano. Ao longo dos outros dias, os visitantes poderão assistir a diversos espetáculos e lançamentos de livros e visitar exposições. Quem quiser participar dos seminários também tem várias opções, voltadas à política e Ditadura, à presença feminina na literatura, narrativas contemporâneas na história do Brasil, mercado e difusão na internet,... Olha só a programação:


Além dos homenageados, mais autores estão confirmados na Bienal: a feminista Naomi Wolf, a escritora de young adult novel Jessica Sorensen, a novelista Ana Paula Maia, o jornalista Mino Carta e muitos outros, tornando o evento imperdível.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Tocada pelas Sombras

por Maria Clara


"Tocada pelas Sombras", o terceiro volume da série Vampire Academy, de Richelle Mead, continua a contar a história da Dampira Rose Hathaway. Depois de participar de uma caçada a vampiros Strigoi - e perder um amigo no processo -, a protagonista volta à escola para um compromisso tipicamente adolescente: provas finais.

É época de treinamento de campo na Academia São Vladimir. Os Dampiros terão que acompanhar Moroi dia e noite, enquanto os guardiões da escola, disfarçados de Strigoi, tentam atacá-los. É um momento importante para os estudantes, pois a nota no treinamento tem influência direta na hora de serem designados para o trabalho de guardião. Desnecessário afirmar, portanto, que Rose quer se sair bem para garantir um futuro ao lado da melhor amiga, Lissa Dragomir. Graças à ligação existente entre as duas, a Dampira acredita que já terá que proteger Lissa durante esse período dos estudos.

O que deveria ser uma oportunidade para Rose mostrar tudo o que aprendeu em seu treinamento com Dimitri acaba saindo das expectativas da garota: ela é selecionada para defender Christian Ozera, namorado da melhor amiga. Para piorar, o julgamento de Victor Dashkov (antigo amigo da família Dragomir que se torna inimigo de Lissa) se aproxima, e Rose começa a ter visões de fantasmas. Além disso, a proteção da São Vladimir contra Strigoi parece estar enfraquecendo, alguns alunos Moroi passaram a se comportar de forma suspeita e o perigo parece estar próximo de novo.

A história segue envolvente, embora a autora torne alguns trechos repetitivos. O início do livro tem pausas para explicar o que são Dampiros, Moroi e Strigoi e relembrar personagens. Isso acaba cansando o leitor que, a essa altura da série, já conhece as particularidades do enredo.

"Tocada pelas Sombras" foi publicado pela editora Agir. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...