quinta-feira, 29 de junho de 2017

resenha | Ensaio sobre a cegueira

por Maria Clara


Parado no trânsito, enquanto espera que o sinal se abra para os carros, um homem fica cego. Não há doença, não há fatores externos - de um momento a outro, ele simplesmente deixa de enxergar.

Este primeiro personagem de "Ensaio sobre a cegueira", do português José Saramago, apresenta, sem preâmbulos, o enredo do livro. Rapidamente, cada vez mais pessoas são atingidas pela brancura absoluta que toma a visão das pessoas de forma inexplicável. Sua esposa, um homem com catarata, um médico  todos deixam de ver.

O que inicialmente parece ser uma questão de saúde pontual ganha proporções alarmantes, levando o governo a isolar os cegos. A partir daí, o livro se volta a um grupo específico e a história tece reflexões sobre a organização social em situações extremas.

Abandonados, os cegos em quarentena passam a viver em situação degradante. Um grupo rapidamente se apresenta como dominante e usa as dificuldades da falta de visão como forma de opressão. A comida se torna a principal necessidade e, para consegui-la, são requisitadas desde as riquezas que cada um ainda tenha consigo até o corpo das mulheres, estupradas pelos autoproclamados chefes.

Ao longo do livro, os seis cegos do grupo protagonista são auxiliados pela única mulher que ainda consegue enxergar. Assim como a cegueira de todos não tem explicação, o motivo pelo qual ela conserva sua visão é um mistério. Exilada com os outros depois de se fingir de cega para acompanhar o marido, ela se torna os olhos do grupo, auxiliando-os em tarefas diversas e zelando por sua segurança.

A força desta personagem, tanto física quanto psicológica, é a de mais destaque no enredo: ela é a única que tem total dimensão do quanto os seres humanos passaram a viver de forma degradante, quase animal, em meio à sujeira de excrementos diversos e à falta de normas de convívio social que realmente organizem a situação. Outros personagens do grupo também têm grande valor  é o caso do homem com catarata, cuja idade avançada traz a voz da sabedoria, e de uma jovem garota de programa que demonstra extrema bondade para auxiliar a todos. A obstinação e determinação da parte feminina do grupo, porém, é marcante ao longo do enredo.




O romance cria, no leitor, a quase inevitável pergunta: o que cada um de nós faria caso se encontrasse nessa situação? Fosse no papel dos cegos, tendo que aprender a viver sem um dos sentidos, fosse no da única pessoa a enxergar, obrigada pela situação a assistir à degradação social e a tentar salvar quem estiver mais próximo, como reagiríamos a uma mudança tão drástica?

O livro de Saramago, que não sofreu adequações gramaticais nem de pontuação por determinação do próprio autor, foi adaptado para o cinema em 2008, com direção de Fernando Meireles. O filme é estrelado por Julianne Moore e Mark Ruffalo; o mexicano Gael García Bernal e a brasileira Alice Braga fazem parte do elenco.

"Ensaio sobre a cegueira" foi publicado pela editora Companhia das Letras. Pada adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

33ª Feira do Livro de Brasília

por Maria Clara


A tradicional Feira do Livro de Brasília chega a sua 33ª edição em junho desse ano, com programação voltada ao público jovem. Com início no dia 17/06 (sexta-feira) e encerramento em 25/06 (domingo), o evento volta ao anel externo do Pátio Brasil Shopping, onde teve sua época áurea.

Esta edição da feira traz o tema "Tropicália 50 anos", celebrando o aniversário do importante movimento cultural que explodiu no Brasil em 1967 e 1968. Também serão homenageados o escritor Gustavo Dourado, presidente da Academia Taguatinguense de Letras, e o livreiro Ivan Presença, da livraria Quiosque Cultural.

A programação do evento é variada. Quem for ao shopping poderá conferir lançamentos de livros, palestras e encontros com autores, além dos cerca de 80 estandes de livrarias e editoras. As crianças também têm seu espaço: a Arena Infantil funcionará durante todos os dias da Feira, com contadores de histórias prontos para envolver os pequenos.


No fim de semana que encerra a Feira, escritores e blogueiros se reúnem no II Encontro Nacional de Blogueiros e Jovens Escritores. A primeira vez que o encontro aconteceu foi na feira de 2016, mas com as duas "categorias" separadas. Esse ano, o debate é enriquecido: quem escreve livros e quem os discute na internet poderão, conversar sobre temas como mercado editorial, best-sellers e plataformas de divulgação.

A programação completa da 33ª Feira do Livro de Brasília pode ser acessada clicando aqui.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Edgar Allan Poe dá um jantar... e a morte vira o prato principal

por Maria Clara


Imagine que vários escritores de clássicos da literatura mundial não só se conhecessem, mas decidissem se reunir para um jantar. Esse é o ponto de partida de Edgar Allan Poe's Murder Mystery Dinner Party (ou Poe Party, para quem acha o nome muito longo), exibida no YouTube em 2016. Produzida pela Shipwrecked, a websérie acompanha um encontro organizado por Edgar Allan Poe para um jogo: todos os convidados devem interpretar personagens tentando desvendar um homicídio.

O que era uma brincadeira se torna preocupação quando pessoas começam a morrer de verdade na casa do escritor. Partindo do princípio que um deles é o assassino, Poe e seus convidados começam uma busca por pistas que possam impedir as mortes e identificar o culpado pelos homicídios.


A websérie conta com atores norte-americanos conhecidos por outras produções do Youtube. O anfitrião da história é interpretado por Sean Persaud, que já encarnou Allan Poe em A Tell Tale Vlog, também da Shipwecked, sobre os contos e poemas do escritor. Os títulos de cada episódio são inspirados em obras de Poe, como O Retrato oval e A Descida do MaelstromAshley Clements e Mary Kate Wyles (de The Lizzie Bennet Diaries) também fazem parte do elenco.

Dando início à lista de convidados do jantar estão Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray), H.G. Wells (A Máquina do tempo), Emily Dickinson e Charlotte Brontë (Jane Eyre). 

Ernest Hemingway (Por quem os sinos dobram), Louisa May Alcott (Mulherzinhas), Fyodor Dostoyevski (Os Irmãos Karamazov) e Mary Shelley (Frankenstein) também fazem parte dos convivas de Poe. 

A lista de convidados é encerrada com George Eliot (Middlemarch) e Agatha Christie (Assassinato no Expresso Oriente). Além disso, duas personagens de Poe - Lenore e Annabel Lee, que traz um acompanhante - fazem parte do evento.




Inteiramente disponível no YouTube - embora apenas o primeiro episódio tenha legendas em português -, a produção já participou de festivais nos Estados Unidos e venceu um prêmio de roteiro no DC Web Fest, em abril desse ano.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...