quinta-feira, 22 de março de 2012

Jogos Vorazes

por Maria Clara

Preciso confessar uma coisa: tinha um certo preconceito contra "Jogos Vorazes". Não sei porque, quando via tantas pessoas comentando sobre o livro, sempre pensava que era só uma moda, e que não valia a pena alterar minha lista de livros para esse semestre com o início dessa trilogia (como a maior parte dos leitores já sabe, a história tem dois livros que desenrolam a trama: "Em Chamas" e "A Esperança"). Grande engano.

O livro, escrito pela norte-americana Suzanne Collins, conta a história de Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que mora no Distrito 12 de Panem - um lugar onde, anteriormente, existia a América do Norte. Todo ano, o Capitol (que governa Panem em regime ditatorial) organiza os Hunger Games, espécie de reality show em que um garoto e uma garota de cada um dos 12 distritos devem lutar até que apenas um sobreviva. Essa atração, além de trazer melhores condições de vida ao distrito do vencedor, reforça o domínio que o Capitol tem sobre o povo.
 
Katniss entra nos jogos como voluntária, para poupar sua irmã mais nova. Junto com ela, vai Peeta Mellark, filho do padeiro e que sempre foi apaixonado por Katniss. Quem pensa que esse é o início de um enredo super romântico em que uma garota se divide entre o amor de dois rapazes (Katniss tem um amigo, Gale, por quem não sabe exatamente o que sente) está errado. Em "Jogos Vorazes", o amor não aparece com a forma romântica de sempre - ele é um sentimento que pode ser usado pela protagonista para garantir sua sobrevivência.

Com uma história diferente, que conquista justamente por não ter a abundância de emoções que vemos nos outros livros lançados ultimamente, Suzanne faz com que a leitura seja rápida, e dê vontade de ler a continuação. Ao invés de fazer com que os leitores sonhem com grandes romances, a autora os faz pensar na questão da ditadura política, e em como os personagens tentam driblar essa dominação de forma pacífica - ou, ao menos, tentam mostrar para todo o Capitol que não possuem o mínimo respeito pelo sistema de governo.

"Jogos Vorazes" é editado pela Rocco, e pode ser lido rapidamente. O filme, com Jennifer Lawrence no papel de Katniss, estreia hoje nos cinemas. Quem já viu? Quem está ansioso pra assistir?

sexta-feira, 16 de março de 2012

Amor virtual

Por Samira

Era tarde de sexta-feira, quando o técnico chegou. A menina de nove anos trazia no rosto um sorriso que ia de uma orelha à outra. Aquele momento seria o início de uma longa história de amor.

O computador era um Pentium 4, com Windows XP – a última novidade no mercado. A internet – discada – era usada, na maioria das vezes, à noite. Esse era o horário mais barato e que, muito provavelmente, não se perderia uma ligação por causa da linha telefônica ocupada. E foi em uma dessas noites que a menina resolveu criar gratuitamente um endereço de correio eletrônico.

A garotinha cresceu e, hoje, dez anos depois, possui oito contas de e-mail. Um para isso, outro para aquilo... Se ela usa todos eles, todos os dias? Não. Na verdade, ela nem sabe como chegou a esse número. O que se sabe é que aquela primeira conta, criada em 2002, já não tem mais tanta utilidade – e quase nunca é aberta.

Em um “quase nunca” desses, ela, que não tinha o que fazer, resolveu abrir a caixa de entrada daquele e-mail. Entre vírus e correntes, uma mensagem de agradecimento pelos dez anos juntos. Era seu primeiro provedor de internet, que aproveitou a oportunidade para dizer que espera estar com ela pelos próximos dez anos, também.

A ficha caiu. Naquele momento ela percebeu que encerrou um relacionamento, mas esqueceu de avisar isso ao seu companheiro de longa data. Falta de coragem? Talvez. Depois de ler aquilo, ela preferiu fechar a janela e continuar fingindo que é fiel à sua primeira paixão. Quem sabe seja melhor assim.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...