Quem é fã de Jane Austen ou do romance "Orgulho e Preconceito" e gosta das adaptações da obra (como as que foram feitas para a TV e o cinema) pode se interessar pela websérie The Lizzie Bennet Diaries. Apresentada como um vlog e postada no Youtube, ela mostra a história sob o ponto de vista da protagonista Elizabeth. O enredo original, ambientado na Inglaterra em 1813, é transportado para os Estados Unidos de hoje.
A série começou em abril de 2012, e quase todos os personagens aparecem nos vídeos. Além de Lizzie e suas duas irmãs (Lydia e Jane. Mary foi transformada em prima, e Kitty se tornou a gata de estimação de Lydia - o que realmente combina com a relação das garotas no original), a amiga Charlotte aparece sempre. Os pais de Lizzie são interpretados pelas filhas, já que não sabem da existência do vlog.
O mesmo acontece com Bingley (aqui chamado de Bing Lee) e sua irmã Caroline, e com William Darcy, Georgiana, Fitzwilliam e Mr. Collins. Depois de alguns episódios, porém, eles deixam de ser interpretados pelas irmãs Bennet e realmente participam dos vídeos.
Lizzie é interpretada por Ashley Clements - que, assim como o resto do elenco, não é muito conhecida. A atuação de Mary Kate Wiles como Lydia, porém, é o ponto alto da websérie. É graças ao trabalho da atriz que percebemos a riqueza da personagem.
Lizzie é interpretada por Ashley Clements - que, assim como o resto do elenco, não é muito conhecida. A atuação de Mary Kate Wiles como Lydia, porém, é o ponto alto da websérie. É graças ao trabalho da atriz que percebemos a riqueza da personagem.
Várias redes sociais
Uma característica interessante de The LBD, como alguns fãs abreviam o nome, é a forma de contar a história em diferentes plataformas digitais. Além do Youtube, os vídeos de Lizzie também estão reunidos no Tumblr da garota. Os telespectadores também podem acompanhar tudo pelo Facebook e pelo Twitter de cada personagem, deixando mensagens e comentários como se eles fossem reais.
Outros pontos de vista
Lizzie não é a única que possui um vlog. Gigi Darcy e Maria, irmã de Charlotte, também postam vídeos em canais próprios. O spin-off que recebe mais atenção, porém, é o de Lydia Bennet.
A relação de Lydia com sua prima Mary e com George Wickham, apenas mencionada no livro de Jane Austen, é amplamente explorada no canal da garota. Sua própria personalidade aparece mais, mostrando que a Bennet mais nova é, na verdade, bastante simpática e parecida com algumas jovens de hoje.
A história, de acordo com o que acontece no livro, está se aproximando do final - mas todos os episódios continuam na internet. Ela pode ser acompanhada desde o início no canal de Lizzie, já que cada vídeo indica qual é o próximo (indicando, inclusive, os outros canais, para que ninguém se perca).
Para quem se interessou, segue o episódio de abertura (em inglês):