sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Morte Súbita

por Maria Clara


Mundialmente reconhecida pelo sucesso de Harry Potter, a britânica J. K. Rowling tinha na série um triunfo e um desafio. A história do órfão destinado a libertar o mundo mágico de uma ditadura de medo e terror mostra que a escritora é capaz de conquistar os leitores e convencê-los a acompanhar os sete livros da saga - além de incitá-los a procurar mais sobre a história. Ao mesmo tempo, tanto sucesso gera a dúvida: será que Rowling seria boa o bastante para continuar escrevendo bons livros, ou estaria fadada a uma única história de sucesso?

A resposta é dada em "Morte Súbita", publicado em 2012. Voltado ao público adulto, o romance conta o que acontece no vilarejo Pagfield depois da morte de um dos conselheiros locais, Barry Fairbrother. Bastante carismático e com ideias que desafiavam os cidadãos que moravam na cidade há mais tempo, ele dividia opiniões. Aos poucos, as consequências de sua morte atingem não apenas sua família, como todo o vilarejo e o bairro vizinho.

No livro, o primeiro da autora não relacionado ao mundo mágico (Rowling já havia escrito "Os Contos de Beedle, o Bardo"), não há um protagonista definido, nem um herói com um objetivo a ser alcançado. Cada um dos personagens é o centro de sua própria história, de modo que é possível acompanhar desde os problemas políticos da família que fazia oposição a Barry até os dramas individuais de alguns dos adolescentes da cidade. Embora a primeira parte do romance seja lenta e até um pouco monótona, assim que o enredo deslancha a narrativa se torna envolvente e conduz o leitor pelas histórias que se cruzam.

O próximo livro de J. K. Rowling a ser publicado no Brasil é "A Chamada do Cuco" ("The Cucko's Calling", em que a escritora usou o pseudônimo Robert Galbraith). Ele deve ser lançado pela editora Rocco em novembro desse ano. Além disso, retornando ao universo mágico de Harry Potter, o livro "Animais Fantásticos e Onde Habitam" deve se tornar filme nos próximos anos, tendo a própria Rowling como roteirista.

"Morte Súbita" foi publicado pela editora Nova Fronteira. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Novidades no cinema

por Maria Clara


No final de 2013, o cinema promete alegrar os leitores que gostam de ver suas histórias preferidas de um jeito mais "concreto". Dessa vez, até a literatura brasileira foi lembrada na hora de escrever roteiros para as telas de cinema:

"O Tempo e o Vento", inspirado na obra de Érico Veríssimo, estreia nesta sexta-feira, 27/09. Veríssimo escreveu o romance unindo "O Continente", "O Retrato" e "O Arquipélago", e o filme se concentra na primeira parte da trilogia que usa duas famílias gaúchas para mostrar uma parte da história do Rio Grande do Sul. O filme conta com estrelas como Fernanda Montenegro, Thiago Lacerda e Marjorie Estiano, e foi dirigido por Jayme Monjardim.




Dia 04/10, estreia "Obsessão", baseado no livro "Paperboy", do norte-americano Pete Dexter. O suspense parte da investigação conduzida por dois jornalistas sobre um homícidio que não foi bem explicado - há a suspeita de que o homem errado foi apontado como responsável pelo crime e, agora, pode ser condenado à morte. A trama se complica quando o irmão mais novo de um dos repórteres se envolve no caso. Dirigido por Lee Daniels, o filme tem Zac Efron, Matthew McConaughey, Nicole Kidman e John Cusack no elenco.





quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido

por Maria Clara


Com 16 anos, Ruby McQueen é uma adolescente comum, tímida e calada que mora com a mãe e o irmão mais novo. Um dia, a caminho de casa, ela conhece Travis Becker, um garoto rico e que gosta de aventuras perigosas. Sem saber exatamente o porquê, Ruby se sente cada vez mais atraída por ele, e o acompanha em seus passeios emocionantes.

Aos poucos, a garota percebe que essa relação não traz nada de bom para sua vida. Na tentativa de se afastar de Travis, ela passa a acompanhar a mãe nas reuniões de um clube de leitura e começa a se envolver com uma outra história de amor: uma senhora que participava do grupo foi a musa inspiradora de um dos livros discutidos. O clube inteiro resolve, então, se unir para fazer com que musa e escritor se reencontrem.

Enquanto tenta reunir o casal há muito separado e descobrir o que fazer com sua própria atração por um típico garoto-problema, Ruby repensa sua relação com a família - principalmente com sua mãe. A protagonista criada pela autora Deb Caletti é uma menina bastante responsável e que sempre sentiu necessidade de cuidar de tudo, o que pode explicar a confusão que encontra quando se arrisca a fazer algo "fora da linha". À medida que conta a jornada de Ruby, Caletti nos mostra que até a pessoa mais correta é capaz de ter atitudes ruins. Ainda assim, com calma, é possível voltar ao caminho certo e ajudar outras pessoas no processo.

"Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido" foi publicado pela editora Novo Conceito. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...