por Maria Clara
Escrito pela misteriosa italiana Elena Ferrante – pseudônimo de autora desconhecida –, "Dias de abandono" acompanha cada fase da reação de Olga ao fim do casamento. Choque, inércia, raiva, dor e negação se alternam enquanto a protagonista lida com a sensação de desamparo e as cobranças de amigos e conhecidos.
O enredo criado por Ferrante envolve o leitor no mesmo ritmo que a separação envolve a protagonista. Se a história começa com Olga agindo como se o fim do casamento não fosse grande coisa, aos poucos a realidade do abandono consome todos os pensamentos e ações da mulher. Seu sofrimento é potencializado por lembranças de uma vizinha dos tempos de criança: chamada de Pobre Coitada, a antiga conhecida perdeu sua vontade de viver depois de ser abandonada pelo marido.
Apesar do medo de repetir a história da Pobre Coitada, Olga também se distancia da vida que levava e da força que possuía. Os amigos insistem que ela precisa de um novo amor para seguir em frente. A amante de Mario é uma espécie de desafio a sua idade e experiência. Seus filhos são uma presença constante do ex-marido. O cachorro figura como uma preocupação indesejada e se soma às crianças como alguém que exige a completa atenção e da protagonista.
Mesmo não sendo excessivamente dramático, o enredo mostra o quanto Olga se sente sufocada e destaca a interação da protagonista com outras mulheres da história. Uma amiga tenta empurrá-la para um novo namorado, a filha estabelece uma espécie de competição e mesmo as lembranças da mãe mostram um ideal feminino de esposa perfeita que Olga não consegue alcançar.
Talvez pela forma de escrita de Ferrante, talvez pela construção bastante humana dos personagens, "Dias de abandono" é um romance no qual o leitor consegue se inserir, compartilhando um pouco do sofrimento de Olga e se imaginando na mesma situação. É uma narrativa simples e sincera que desperta a vontade de conhecer outros títulos da mesma escritora.
"Dias de abandono" foi publicado pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.