Por Maria Clara

O enredo consiste na história de Lennie, a mais nova das irmãs Walker, e sua relação com a morte da mais velha - quando o livro começa, Bailey já morreu, mas aparece em flashbacks da infância das garotas. Ao longo do romance, somos apresentados à família de Lennie, à sua melhor amiga Sarah, sua rival Rachel e aos dois garotos que deixam seu coração em dúvida: Toby, namorado de Bailey, e que parece ser o único que compreende a tristeza de Lennie; e Joe, recém-chegado da França, que faz com que a garota seja mais alegre.
Mesmo com esse triângulo amoroso, o foco do livro não são os romances de Lennie, mas seu luto: é a partir dele que as relações da garota com a família, a amiga, os rapazes e com a vida, de modo geral, se modificam. A autora não apela para o sofrimento excessivo, entretanto. O que se sente durante a leitura é uma espécie de tristeza tranquila, que consegue ser suave e intensa ao mesmo tempo, pontuada por pequenos momentos de felicidade. O estilo de escrita de Jandy Nelson faz com que o leitor praticamente sinta todas as emoções de Lennie, garantindo o envolvimento com a trama e a expectativa pelo fim da história - e por novos livros da autora.
Eu simplesmente amei esse livro. Tenho uma irmã mais velha e diversas vezes me colocava no lugar de Lennie e sua dor se tornava quase tangível. No entanto, apesar disso, Lennie ás vezes me dava nos nervos, nas palavras de sua avó, ela agia como se somente ela houvesse perdido alguém. Mas o livro é perfeito. Melhor diagramação que já vi. Colorido e super moderno!
ResponderExcluirBjos
entrereaiseutopias.blogspot.com.br