quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Oscar 2017 traz adaptações de seis livros

por Maria Clara


Em fevereiro, nos Estados Unidos, acontecerá a 89.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, o Oscar de 2017. Os filmes indicados às 24 categorias foram anunciados na última semana – e, entre eles, estão seis obras que foram adaptadas da literatura. Conheça os livros que deram origem aos concorrentes dos prêmios esse ano:

"Estrelas além do tempo", de Margot Lee Shetterly

O livro conta a história de três cientistas afro-americanas responsáveis pelo programa espacial dos Estados Unidos e deu origem ao filme de mesmo nome. Estrelada por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe e dirigido por Theodore Melfi, a adaptação recebeu três indicações: Melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer) e melhor roteiro adaptado.





"História da sua vida e outros contos", de Ted Chiang - A Chegada

O conto que dá nome ao livro serviu como inspiração para "A Chegada". Estrelado por Amy Adams e dirigido por Dennis Villeneuve, "A Chegada" foi indicado a melhor filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, edição, design de produção, edição de som e mixagem de som. O filme acompanha o esforço da linguista Louise Banks para traduzir o idioma de alienígenas que pousaram na Terra.





"Uma longa jornada para casa", de Saroo Brierley - Lion

No livro, o indiano Saroo Brierley conta a história de sua vida: ainda criança, se perdeu da família e acabou adotado por um casal australiano; anos depois, ele usa o Google Earth para tentar reencontrar a família biológica. No filme "Lion - uma jornada para casa", o autor é interpretado por Dev Patel. A adaptação foi indicada a seis categorias: melhor filme, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, fotografia e trilha sonora.






"Tony & Susan", de Austin Wright - Animais Noturnos

O livro de Austin Wright acompanha Susan Morrow, uma professora de inglês que recebe a primeira versão de um livro escrito por seu ex-marido, Edward Sheffield. Enquanto lê a história, que foi dedicada a ela, Susan relembra seu relacionamento com Edward. "Tony & Susan" deu origem ao filme "Animais noturnos", dirigido por Tom Ford e estrelado por Amy Adams e Jake Gyllenhall, rendeu a indicação ao oscar de melhor ator coadjuvante a Michael Shannon.





"Um Limite entre nós", de August Wilson

A obra de August Wilson foi adaptada para o cinema sob direção de Denzel Washington. Indicado a melhor filme, ator, atriz coadjuvante e roteiro adaptado, o filme aborda o racismo a partir do personagem Troy Maxson, que precisa lidar com o sonho do filho de ser esportista.




"O Silêncio", de Shusaku Endo

O filme, que tem origem no livro de mesmo nome, foi dirigido por Martin Scorsese e indicado ao prêmio de melhor fotografia. O enredo acompanha dois padres jesuítas no Japão, numa época em que o catolicismo havia sido banido do país.





A cerimônia do Oscar será realizada no dia 26 de fevereiro (domingo), com apresentação de Jimmy Kimmel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...