por Maria Clara
Entre 2008 e 2009, um grupo de adolescentes de Los Angeles invadiu as casas de celebridades como Paris Hilton, Orlando Bloom e Lindsay Lohan. Os jovens, que tinham situação econômica confortável, pegavam roupas, relógios, dinheiro e outros bens antes de ir embora. A série de roubos foi noticiada no artigo "The Suspects Wore Louboutins", da jornalista Nancy Jo Sales, na revista americana Vanity Fair.
Os crimes despertaram o interesse da cineasta Sofia Coppola, que lançou o filme "The Bling Ring"em 2013. Quando foi procurada por Sofia pela primeira vez, Nancy Jo decidiu escrever um livro com o mesmo nome da película, para dar mais detalhes sobre o caso e a história dos adolescentes envolvidos.
A quadrilha era praticamente vizinha de suas vítimas. Em um curto passeio de carro, munidos de informações coletadas no Google, eles chegavam às casas escolhidas. Ali, se aproveitavam da sensação de segurança que levava os proprietários a deixar a porta destrancada, e começavam as "compras". Os itens roubados eram usados na escola, vendidos na rua e viravam posts no Facebook, já que os adolescentes não se preocupavam em esconder o que estavam fazendo.
Nick Prugo e Alexis Neiers são os mais mencionados no livro - ele é apontado pelo resto do grupo como o líder e delator; ela sonhava com a fama e chegou a coestrelar o reality show Pretty Wild. Como numa grande reportagem, Nancy Jo Sales relata os depoimentos dos envolvidos no caso, desde os adolescentes e suas famílias e advogados até algumas das celebridades que foram roubadas. A jornalista conta como foi cada entrevista, e tenta entender o que motivou jovens aparentemente felizes e com boa vida financeira a cometer os crimes.
"Bling Ring" foi publicado pela editora Intrínseca. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário