por Maria Clara
Em "Como eu era antes de você", a autora Jojo Moyes apresentou a história de Louisa Clarke e seu relacionamento com o bilionário Will Traynor. Tetraplégico, Will quer cometer suicídio assistido e nem o amor de Lou consegue convencê-lo a mudar de ideia. O tempo que os dois passam juntos, porém, tem grande influência na vida da moça: apaixonado por ela, Will tenta expandir sua forma de ver o mundo e perseguir seus sonhos.
Mais de um ano depois de perder Will, Louisa volta às páginas de Moyes - e se o primeiro livro terminou dando um toque de esperança à vida da protagonista, a continuação mostra que essa sensação não durou tanto tempo.
Em "Depois de você", Louisa trabalha como garçonete de um pub no aeroporto. Ela passou alguns meses viajando pela Europa mas, em pouco tempo, percebeu que ainda não havia superado a morte do antigo patrão e voltou para a Inglaterra, apesar de não retornar à casa dos pais: agora, ela mora em Londres, a pouco tempo do novo emprego (que detesta e onde não é valorizada).
Sozinha no apartamento onde mora, ela sofre um acidente - interpretado pela família como uma tentativa de suicídio - e conhece Lily, filha adolescente de Will. Nem o próprio Will sabia da existência da menina, que passa a morar com Lou para saber mais sobre o pai. O livro se baseia na convivência das duas, como forma de resgatar a história do bilionário, e na tentativa de Louisa de seguir em frente e lidar com os sentimentos por outro homem.
"Depois de você" segue o tom do primeiro livro, focando no crescimento pessoal de Lou. Nos primeiros capítulos, a dor da perda de Will ainda é bastante forte e ela acaba por pautar sua vida por aquilo que ainda a conecta a ele, mas aos poucos percebe que precisa conciliar seu luto com a necessidade de dar continuidade a sua vida e se permitir viver novos amores.
 |
O livro começa depois de Lou tentar seguir os conselhos de Will |
O tratamento dado por Moyes à tristeza da protagonista não é forçado nem artificial; Louisa realmente sente dificuldades para superar o luto, mas não a ponto de ter atitudes exageradas. A relação com Lily pode ser estranha - afinal, a menina tem apenas 16 anos e o leitor pode se perguntar onde estão os responsáveis por ela (a pergunta é respondida no livro) -, mas a estranheza da situação não escapa à percepção de Lou, que também sabe que precisa se esforçar para ficar bem de novo. O que ela não sabe, por causa do próprio luto, é como começar esse esforço.
A história continua apresentando Lou como uma personagem interessante e com diferentes nuances, distante da jovem efusiva e colorida que inicia o primeiro livro. Com uma carga dramática maior, agora que até os personagens secundários precisam lidar com a morte de Will, "Depois de você" é a continuação que "Como eu era antes de você" merecia: sem exageros nem dramalhão, mas abordando o luto e a luta da protagonista de forma honesta e sensível.
"Depois de você" foi publicado pela editora Intrínseca. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.