![]() |
Capa da publicação inicial, pela Sextante |
O mundo de Jonas é monocromático e sem opções de escolha. O garoto vive numa época posterior à atual, em que cores, sentimentos e outros sinais da liberdade humana foram erradicados, para garantir que decisões erradas tomadas individualmente não prejudiquem a vida em sociedade.
Aos 12 anos, o protagonista de "O Doador" já é considerado adulto, e deve começar o treinamento na profissão que os Anciãos escolheram para ele. Enquanto seus amigos são direcionados ao trabalho como operários ou cuidadores de idosos, Jonas se torna o próximo Guardião das Memórias - o único cidadão a se lembrar de absolutamente tudo o que já aconteceu na Terra, seja um passeio de trenó, seja uma grande guerra.
Enquanto faz seu treinamento com o personagem que dá título ao livro, Jonas começa a se perguntar se a falta opções que dita os dias de sua cidade é realmente a melhor forma de manter a qualidade de vida de seus cidadãos. Ao descobrir um detalhe importante do trabalho de seu pai, essa dúvida se torna mais forte, e ele decide que é hora de partir em busca de outras formas de viver.
Assim como as trilogias Divergente e Jogos Vorazes, "O Doador" (publicado pela autora Lois Lowry em 1993) é um romance distópico em que cabe ao protagonista, bastante jovem, questionar e desafiar um sistema político que oprime a população. A diferença é que, aqui, a opressão não é sentida pelas pessoas: todos os que pensam sobre o assunto acreditam que essa é realmente a melhor maneira de manter a paz e a ordem na cidade, e apenas Jonas sente a necessidade de fazer algo para mudar a situação.
Originalmente lançada no Brasil pela editora Sextante com o nome "O Doador", a obra teve seus direitos de publicação adquiridos pela Arqueiro e teve o nome modificado para "O Doador de Memórias"
Originalmente lançada no Brasil pela editora Sextante com o nome "O Doador", a obra teve seus direitos de publicação adquiridos pela Arqueiro e teve o nome modificado para "O Doador de Memórias"
O livro foi adaptado para o cinema: o filme, "O Doador de memórias", estreia hoje em todo o país, e tem no elenco atores como Jeff Bridges, Meryl Streep e Brenton Thwaites (no papel de Jonas). Como o final da obra literária é aberto, deixando os leitores livres para imaginar o que acontece quando o livro acaba, é possível ver, ainda no trailer, que o filme segue além do que foi escrito e provavelmente deu um final "extra" ao enredo. A história não tem continuação, mas Lowry escreveu outros três livros sobre o mesmo universo, e acredita que a saga, agora, esteja completa.
"O Doador de Memórias" foi publicado pela editora Arqueiro. Para adicioná-lo à sua estante no Skoob, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário